Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Clube da Semana


MANCHESTER UNITED

O Manchester United Football Club é um clube de futebol Inglês sediado em Old Trafford, na região metropolitana de Manchester, e é um dos clubes de futebol mais populares do mundo.

     O Manchester United é o atual campeão da Premier League (nome dado ao campeonato inglês de Futebol) e do Mundial de Clubes FIFA de 2008. O clube é um dos mais bem sucedidos da história do futebol inglês e ganhou 22 titulos importantes desde que Sir Alex Ferguson se tornou treinador em 6 de Novembro de 1986. Em 1968, o Manchester United tornou-se o primeiro clube inglês a vencer a Taça dos Campeões Europeus atual Liga dos Campeões Europeus, batendo o Benfica por 4-1. O Manchester United ganhou a segunda Liga dos Campões, em 1999, antes de ganhar sua terceira em 2008. O clube é o maior campeão do campeonato Inglês com 19 títulos, e também detém o recorde da Copa da Inglaterra, com 11 troféus.
        Foi fundado em 1878 como Newton Heath L&YR F.C., sendo uma equipa de operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway no distrito de Newton Heath. Entrou, juntamente com outra equipa de Manchester, o Ardwick AFC, para a Liga de Futebol Inglesa em 1892, mudando de nome no ano seguinte para apenas Newton Heath FC.
        O nome Manchester United Football Club veio apenas em 1902, quando a equipa, à beira da falência, conseguiu reestruturar-se com investimentos de John Henry Davies, empresário cervejeiro que comprou a equipa, sendo seu presidente até sua morte, em 1927. Foi de Davies a sugestão de alterar o uniforme verde e dourado, sendo substituído por vermelho e branco. Na temporada 1905/06, a nova equipa conseguiu promover-se para a Primeira Divisão.
O ESTÁDIO - OLD TRAFFORD
        O estádio do United chama-se Old Trafford, apelidado de Teatro dos Sonhos por Sir Bobby Charlton, é o segundo maior de Inglaterra. Após as obras de modernização, o estádio teve sua capacidade aumentada para 76.000 espectadores. Famoso pela sua média de público de 75, 76 mil adeptos por jogo (uma das maiores do mundo), o Manchester United praticamente não vende bilhetes para os jogos em Old Trafford, sendo estes comprados basicamente no início da temporada pelos sócios mais antigos, sendo que o clube tem cerca de 150.000 sócios e existem listas de espera de 4 anos só para poderem adquirir um season ticket (o ingresso válido para uma temporada inteira), que pode rondar a quantia de 2.000 euros.
        O campo, o qual recebeu o apelido de Teatro dos Sonhos, por Bobby Charlton, tem sido utilizado permanentemente pelo Manchester United desde a sua construção em 1910, com a excepção da ausência de oito anos, entre 1941 e 1949, na sequência do bombardeamento do estádio durante a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, o clube dividiu o estádio Maine Road com o seu rival local, o Manchester City. O Estádio sofreu várias expansões durante a década de 90, e está prevista uma nova alteração, a qual elevaria a capacidade do estádio para 90.000 espectadores. O actual recorde de público registado no estádio foi em 1939, quando 76.962 espectadores assistiram a semifinal da Copa da Inglaterra entre Wolverhampton Wanderers e Grimsby Town.
As personalidades que se destacaram no Manchester United
Sir Matt Busby
Sir Alexander Matthew Busby, mais conhecido por Matt Busby (vilarejo de Orbiston, Belshill, Escócia, 26 de maio de 1909Cheadle, Grande Manchester, Inglaterra, 20 de Janeiro de 1994) foi um treinador escocês de futebol e ex-jogador. Consagrou-se como treinador da primeira era de ouro do Manchester United, então clube médio que ajudou a levar ao primeiro escalão do futebol não só inglês, mas também europeu.
 Sir Robert "Bobby" Charlton
É considerado um dos melhores jogadores da história, não só do futebol inglês, mas também mundial.
Fez parte dos chamados Busby Babes, os "bebés" do técnico, da equipa orientada pelo escocês Matt Busby.
Jogou no Manchester United entre 1954 a 1973, tendo 606 jogos e marcado 199 golos.
É hoje considerado como um dos maiores simbolos do Manchester United.~
George Best
George Best (Belfast, 22 de Maio de 1946 – Londres, 25 de Novembro de 2005) foi um futebolista norte-irlandês.
Consagrou-se no Manchester United, sendo considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos e o melhor jogador irlandês e britânico da história.
Acaso ou não, é justamente esse o significado de seu sobrenome, em inglês: "Melhor". Um ditado popular na sua terra natal é "Maradona good. Pelé better. George Best".
Sir Alex Ferguson
Sir Alexander Chapman "Alex" Ferguson é um treinador de futebol escocês e ex-jogador. Actualmente é treinador e dirigente de futebol do Manchester United. Ganhou mais troféus que qualquer outro treinador da história do futebol inglês e comandou o Manchester United por mais de 1.000 partidas. Estando há 23 anos na posição de treinador da equipa, assim ele é o segundo treinador que permaneceu por mais tempo à frente do Manchester United, ficando atrás apenas de Sir Matt Busby.
No Manchester United, Sir Alex Ferguson tornou-se o treinador mais bem sucedido na história do futebol inglês, tendo ganhado onze vezes a Premier League (1992/93, 1993/94, 1995/96, 1996/97, 1998/99, 1999/2000, 2000/01, 2002/03, 2006/07, 2007/08, 2008/09). Em 1999, tornou-se o primeiro treinador de uma equipa inglesa a ganhar as três competições mais importantes, vencendo a Premier League, FA Cup e UEFA Champions League. Assim como também é o único treinador a ganhar a FA Cup cinco vezes, ele é também o único treinador que ganhou sucessivamente três Premier League a frente de um único clube (1998/1999, 1999/2000 e 2000/2001). A Premier League é o campeonato mais importante da Inglaterra.

 Eric Cantona
Éric Daniel Pierre Cantona (Marselha, 24 de Maio de 1966) é um ex-jogador francês de futebol. Ele terminou a carreira de futebolista no Manchester United, onde ganhou quatro títulos do campeonato inglês em cinco anos, incluindo duas "dobradinhas" com a Taça de Inglaterra.Cantona é sempre lembrado como tendo sido uma das personagens principais no ressurgimento do Manchester United como uma potência no futebol, sendo o maestro da equipa nos anos noventa.

David Beckham
David Robert Joseph Beckham (Leytonstone, 2 de Maio de 1975) é um futebolista inglês.
Considerado como um dos maiores jogadores do futebol mundial, Beckham viveu um dos seus melhores anos como profissional em 1999, quando conquistou com o Manchester United quatro títulos (Campeonato Inglês, Taça de Inglaterra, Liga dos Campeões da UEFA e Mundial Interclubes). No final do ano, ficou em segundo na eleição de melhor jogador da Europa pela revista francesa France Football, e na eleição da FIFA, o segundo melhor do mundo.
 
 Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (Santo António do Funchal, 5 de Fevereiro de 1985) é um futebolista português que actua como Médio-ofensivo e Avançado. Actualmente, defende o Real Madrid. O talento precoce de Ronaldo chamou a atenção de Sir Alex Ferguson técnico e dirigente do Manchester United. Em 2003 quando tinha apenas 18 anos de idade Cristiano Ronaldo assinou um contrato com o clube inglês, que pagou cerca de £12,24 milhões ao Sporting. Já na temporada seguinte, Ronaldo ganhou o seu primeiro título com o Manchester United, a Taça de Inglaterra.
Em 2008, Cristiano Ronaldo conquistou a sua primeira Liga dos Campeões com o Manchester United. Além de ter sido nomeado o melhor jogador do mundo pela FIFPro e o melhor jogador do mundo pela FIFA, além de tornar-se o primeiro jogador do Manchester United a ganhar a Ballon d'Or em 40 anos, após George Best.

Nenhum comentário:

Postar um comentário