Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Clube da semana

Real Zaragoza


A fundação do Real Zaragoza aconteceria no ano de 1903, quando pessoas da cidade espanhola, como empresários e advogados, fundaram o Zaragoza Football Club. Até o fim dos anos 1920, o Zaragoza e o Iberia S.C. criaram uma grande rivalidade entre si. No ano 1932, porém, resolveram fundir-se por estarem em situação financeira complicada, e então surgiu o Real Zaragoza, que persiste até os dias atuais.E desde disto o Real Zaragoza não conseguiria ter bons resultados. Conseguiu classificar-se para a primeira divisão da La Liga logo na temporada 1935/36. Teve de esperar, no entanto, a paralisação da competição em decorrência da Segunda Guerra Mundial .
Não seria, porém, uma seqüência duradoura. Depois do sétimo lugar logo na primeira temporada, o clube voltaria à segunda divisão dois anos depois. A partir daí, o Real Zaragoza passaria outros dez buscando o acesso, que só viria em na temporada1951/52. Nessa década, o momento mais importante para o clube foi a inauguração do novo estádio. “La Romareda” foi um projeto de mais de dez anos, que gerou polêmica com os torcedores pelo fato de o nome ser do gênero feminino. A escolha, no entanto, acabou sendo aceita aos poucos.
Logo nas primeiras temporadas após a estréia, o time conseguiu um de seus melhores momentos. De 1960/61 a 1967/68, o Real Zaragoza ficou sempre entre os cinco primeiros do La Liga, conseguindo o terceiro lugar em duas oportunidades. Além disso, nesse período, o clube também chegou a quartas de finais da Copa da Espanha , sendo campeão em duas delas (1963/64 e 1965/66).
No início da década de 1970, o Real Zaragoza viveria um momento ruim. Depois de uma década entre os melhores do país, o time teve uma breve passagem pela segunda divisão espanhola em 1971/72, mas logo retornou à elite. Seria, então, mais um momento de glórias, com o clube conseguindo um terceiro lugar e um vice-campeonato nas temporadas de 1973/74 e 1974/75, respectivamente. Depois desses dois anos entre os melhores, o Zaragoza teria uma queda brusca de rendimento e passaria o restante dos anos 1970 na parte mais baixa da tabela.
Na década de 1980, as atuações da equipe na La Liga não foram mais que razoáveis, mas o time viveu novo momento feliz na Copa da Espanha. Foi em 1985/86, quando o Zaragoza venceu o FC Barcelona na final e conseguiu seu terceiro grande título.
Nos anos 1990, o melhor momento aconteceu na temporada 1993/94, quando a equipe conseguiu o terceiro lugar no La Liga e ainda a quarta Copa da Espanha de sua história.No ano seguinte, o Real Zaragoza arrebataria seu maior título em todos os tempos. Com a colocação anterior na competição nacional, ganhou lugar na Recopa da Europa e venceu a final contra o Arsenal FC.Infelizmente o clube não foi bem na temporada 2007/2008 e acabou sendo reabaixado.Atualmente a equipe voltou a fazer parte da elite espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário