Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Craque da Semana

 Andrés Iniesta

 

Carreira

Barcelona FC

Andrés Iniesta entrou para o FC Barcelona em setembro de 1996, quando tinha 12 anos, após destacar-se no torneio infantil de Brunete, no qual participou como jogador do Albacete Balompié. Em pouco tempo passou a ser uma das jovens promessas das categorias inferiores do clube catalão.
Jogou durante duas temporadas no Barcelona B até que, na temporada 2002-03, estreou na equipe principal sob o comando de Louis van Gaal. Durante esta e a seguinte temporada, combinou partidas com o segundo time do clube espanhol e o principal.
Na temporada 2004-05, passou a formar parte definitivamente do plantel da equipe principal, e participou muito ativamente na conquista do título de campeão da Liga Espanhola. Apesar disso, não foi titular habitualmente na maioria das partidas sob o comando de Frank Rijkaard, e quando jogava, era costume ser o primeiro a sair na metade do segundo tempo. Depois disso, só não jogou uma partida da liga e foi, participando em 37 jogos, o jogador do elenco que foi mais ativo, juntamente a Samuel Eto'o.
Em 17 de maio de 2006, participou na final da Liga dos Campeões, liga na qual o Barcelona venceu e conquistou seu segundo título.
Sua camisa inicialmente era a de número 24, porém, em 19 de junho de 2007, se outorgou com a 8, deixada por Ludovic Giuly, que havia se transferido para a AS Roma. Esta camisa ele já havia usado anteriormente nas categorias de base.
Em 25 de janeiro de 2008, renovou com o Barcelona até 30 de junho de 2014, aumentando sua cláusula de rescisão desde os 60 milhões de euros até os 150 milhoões. Mostrando seu peso para a equipe, na temporada 2008-09 foi eleito quarto capitão, após Carles Puyol, Xavi Hernández e Víctor Valdés. Em 12 de janeiro de 2009 se tornou pública a lista final dos concorrentes ao prêmios Melhor jogador do mundo pela FIFA 2008 onde Andrés Iniesta figurava como o mais novo dentre os integrantes da lista.
Nas temporadas seguintes, mais títulos vieram para o clube catalão e mais consistente Iniesta se mostrava no elenco do Barça. Com a chegada de Josep Guardiola para o comando da equipe, Andrés foi decisivo nas inúmeras conquistas do clube na temporada 2008-09, inclusive sendo considerado o melhor jogador da semifinal da Liga dos Campeões da UEFA daquela temporada, quando marcou o gol da classificação do Barcelona para a decisão do campeonato, aos 93 minutos, contra o Chelsea. Na final, deu passe para o gol de Eto'o, o primeiro da vitória sobre o Manchester United por 2-0. A Liga dos Campeões veio novamente para o Barça duas temporadas depois, na edição de 2010-11, com Iniesta permanecendo como titular absoluto e tendo um fundamental papel dentro da equipe, atuando em 10 das 13 partidas do torneio, fora apenas quando esteve lesionado ou poupado.

Seleção Espanhola

Iniesta, após ser convocado em 2 ocasiões para jornadas de convivência organizadas pelo seleccionador nacional Luis Aragonés, em 15 de maio de 2006, foi finalmente incluído na lista dos jogadores que participaram da Copa do Mundo de 2006. Estreou na seleção e no torneio realizou três partidas, sendo titular somente contra a Arábia Saudita.
Na sequência, o maior êxito de Iniesta com a seleção espanhola foi quando conseguiu virar titular durante a Eurocopa 2008, disputada na Áustria e Suíça. Andrés foi o único jogador do conjunto espanhol que disputou todos os encontros. Em 29 de junho de 2008, no Estádio Ernst Happel de Viena, se consagraria, com seus 22 companheiros, como campeão da Eurocopa de seleções, jogando contra a Alemanha (1-0 com gol de Fernando Torres). Apesar de um início "frouxo", a Furia foi crescendo ao decorrer do torneio, e Andrés foi eleito um dos 23 integrantes da equipe ideal do torneio pela UEFA, além do prêmio de melhor jogador da semifinal contra a Rússia.
Também havia sido conhecido internacional nas categorías inferiores. No ano de 2001, foi titular nas seleções de base espanholas que ganharam tanto a Eurocopa sub-16 como a Eurocopa sub-19. Em 2003, jogou a final da Copa do Mundo juvenil da FIFA nos Emirados Árabes Unidos, e foi eleito membro da "Equipe das Estrelas" do torneio. Posteriormente foi eleito capitão da equipe Sub-21.
Em 2010, na Copa do Mundo da África do Sul, foi autor do gol que deu o título ao seu país, aos 116 minutos da final. Na comemoração do gol, ele mostrou uma camiseta com a seguinte mensagem: "Dani Jarque - Siempre con nosotros" em tributo ao seu amigo de seleção Daniel Jarque, que faleceu em 2009. Após a partida, a FIFA o elegeu como o melhor em campo.

Seleção Catalã

No ano de 2004, também atuou numa oportunidade pela Catalunha, seleção que não é reconhecida pela FIFA e joga apenas partidas amistosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário