Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Clube da Semana

NAPOLI

HISTÓRIA
A origem do Napoli começa em 1904, quando o marinheiro William Poths desembarcou na cidade e decidiu fundar um clube: o Naples Foot-Ball & Cricket Club. Foi o primeiro time de futebol da cidade que, em 1906, teve o nome mudado para Naples Foot-Ball Club.
Até 1912, o time participou do campeonato nacional na qual só era inscrito as equipes do Norte da Itália. Um ano antes, outro clube foi fundado na cidade: o Unione Sportiva Internazionale Napoli. Surgiu uma grande rivalidade, que não durou muito tempo.
Em 1922, os dois clubes se fundiram e formaram o Foot-Ball Club Internazionale-Naples. Em 1º de agosto de 1926, os diretores da equipe decidiram mudar a denominação para Associazione Calcio Napoli. Giorgio Ascarelli foi nomeado o presidente.
O projeto era ambicioso, mas a equipe não conseguiria resultados tão expressivos assim. Em 1932/33, o Napoli surpreendeu e terminou o Campeonato Italiano na terceira colocação, empatado com o Bologna. Na temporada seguinte, um novo terceiro lugar.
Mas esses dois resultados ficaram para trás e, em 1941/42, a equipe caiu para a Série B. As competições pararam por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1945/46, o Napoli voltou à Série A, mas logo foi rebaixada novamente. Em 1949/50, já estava novamente na elite do futebol italiano.
A partir daí o time teve algumas boas campanhas na Série A, assim como péssimos resultados. Em 1960/61, o Napoli caiu novamente para a segunda divisão. Mas a temporada seguinte seria de glória: além de conquistar o acesso, venceu seu primeiro título de expressão: a Copa da Itália.
Mas no ano seguinte a equipe voltou para a Série B. Em 1964, o clube mudou de nome novamente: o A.C. Napoli virou Società Sportiva Calcio Napoli. Nesta mesma temporada, o time azzurro conquistaria o acesso à Série A. Dessa vez era pra ficar.
A diretoria reforçou o elenco com as contratações de Omar Sivori, da Juventus, e José Altafini, do Milan. A equipe terminou o campeonato em terceiro lugar, com Altafini no topo da artilharia. Na temporada seguinte, outro bom resultado: quarto lugar.
Em 1967/68, o goleiro Dino Zoff foi contratado junto ao Mantova. O clube passava por problemas financeiros, mas quase conquistou o scudetto, ficando em segundo lugar, atrás apenas do Milan.
Com a troca de presidente - Corrado Ferliano no lugar de Gioacchino Lauro -, o Napoli perdeu jogadores importantes, como o próprio Zoff, Altafini e Sala. Em 1975, a equipe esteve mais uma vez muito próxima do scudetto, terminado com o vice-campeonato com dois pontos atrás da Juventus.
Na temporada seguinte, com Beppe Savoldi (o BeppeGoal) no elenco, o time conquistou pela segunda vez a Copa da Itália. A torcida sonhava com o título italiano. Em 1980/81, a equipe esteve perto mais uma vez, terminando em terceiro lugar.
O Napoli queria voar alto. Decidido a conquistar resultados importantes, a diretoria realizou a contratação do século: em 27 de maio de 1984, a Gazzetta dello Sport estampou em sua capa: “Maradona, sim ao Napoli”. Um mês depois, a contratação foi oficializada.
A primeira temporada do argentino na Itália foi boa apenas para ele, que mostrou seu belo futebol. Mas o elenco napolitano era muito fraco e Maradona não conseguiu levar o time nas costas. Na temporada seguinte o clube finalmente trouxe jogadores que pudessem dar esperanças para a torcida. Chegou Giordano, Bagni, Garella, entre outros. O time também tinha bons jovens jogadores, como Ciro Ferrara. Em 1985/86, o Napoli terminou a Série A na terceira colocação.
A equipe crescia de rendimento e colheu os frutos em 1986/87. Em 10 de maio de 1987, a torcida lotou o Estádio San Paolo para vibrar e comemorar o primeiro scudetto da história do Napoli. Junto com o título do Campeonato Italiano veio também a conquista da terceira Copa da Itália. Maradona era endeusado na cidade.
Em 1988, outro craque desembarcou em Nápoles: Careca, ex-São Paulo. As cinco vitórias nas cinco primeiras partidas davam a impressão que o título seria mais uma vez do Napoli. Mas o time caiu de rendimento no final da competição e perdeu quatro partidas consecutivas, terminando em segundo lugar. Milan campeão.
Para reconquistar a Itália, a diretoria fez novas contratações de peso, como Giuliano, Fusi e o meio-campista brasileiro Alemão. Mas, com um time quase imbatível, a Internazionale não deu chances para ninguém e ficou com o título. Contudo, o Napoli não ficaria de mãos vazias.
A Copa da Uefa era o objetivo. Os azzurri chegaram até a final contra o Sttutgart. O primeiro jogo terminou 2 a 1 para o time italiano, com gols de Maradona e Careca. Na partida de volta, na Alemanha, mas de 30 mil torcedores do Napoli acompanharam os gols de Alemão, Ciro Ferrara e Careca: placar final de 3 a 1 e o primeiro título europeu da história do clube.
A temporada 1989/90 começou com a troca de treinador: Ottavio Bianchi saiu e deu lugar a Albertino Bigon. Um jovem jogador também chegava ao time: Gianfranco Zola. Não deu outra: o Napoli conquistou seu segundo scudetto. As glórias napolitanas terminariam aí.
Maradona foi flagrado no exame antidoping por uso de cocaína e deixou o clube. A saída do jogador e a crise financeira fizeram com que o clube deixasse de disputar títulos. O quarto lugar em 1991/92 foi o último resultado aceitável do clube.
As temporadas seguintes seriam de resultados modestos. Em 1995, o time já não contava com nenhum grande jogador e se livrou por pouco da segunda divisão. Em 1997/98 não teve jeito: o Napoli caiu para a Série B após 33 anos na elite do futebol italiano.
Dois anos depois voltou à Série A. Mas os tempos eram mesmo de crise e o time azzurro foi rebaixado novamente na temporada seguinte. A crise financeira era enorme e, em agosto de 2004, o Napoli faliu.
Semanas depois, Aurélio De Laurentiis, um produtor cinematográfico, apareceu para salvar o clube. De Laurentiis se esforçou ao máximo e inscreveu a equipe na série C1 do Campeonato italiano – com o nome de Napoli Soccer. Em 2005/06, o Napoli finalmente voltou para a Série B. Em maio de 2006, De Laurentiis cumpriu a promessa que havia feito e o clube voltou a se chamar Società Sportiva Calcio Napoli.
Em 2006/07, os azzurri conquistaram o tão sonhado acesso à Série A. Sim, o Napoli, um dos times mais populares da Itália estava de volta. A diretoria decidiu então fazer uma mistura no elenco, com jogadores experientes e jovens, como Lavezzi e Hamsik.
O oitavo lugar deu uma vaga na Copa Intertoto. Em 2008/09, o técnico Edoardo Reja, que comandou o time desde o renascimento na Série C, foi demitido e em seu lugar assumiu Roberto Donadoni.
Atualmente na série A italiana a equipe é uma das principais da europa e tem no uruguaio Cavani seu principal jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário